Máscaras sem Petrolatos – os efeitos dos petrolatos no cabelo

Olá, meninas!

Como estão? Admito que já tenho saudades de vos dar noticias como estas!

Quando comecei a escrever este post, tinha pensado em dar-vos a conhecer algumas máscaras com petrolato que sei que vocês tanto adoram, mas depois achei que não seria justo estar a expor o lado mau das marcas e decidi inverter o propósito! Além disso, ia lançar uma bomba e as meninas iam começar a arrancar cabelos! Vêem, sou vossa amiga! Ficam a conhecer os efeitos dos petrolatos, a saber algumas das máscaras que podem usar sem medo e ainda poderem ir tranquilas ao WC ver se as vossas máscaras têm ou não derivados de petróleo.

Vou apresentar-vos as máscaras que valem a pena experimentarem, principalmente por não terem petrolatos. Antes de mais, quero realçar o facto de os produtos sem petrolatos não serem apenas direcionados para quem é adepto de no/low poo, mas para quem quer usar produtos que mantêm verdadeiramente os fios saudáveis e os trata, sem camuflar danos.

Sem Título.png

Os petrolatos são usados em diversos cosméticos, desde produtos para a pele a produtos para o cabelo, principalmente por serem emolientes e de baixo custo, o que os torna mais atrativos para o consumidor em geral. Bom e barato quem não gosta?

Relativamente aos produtos de cabelo, podem ser encontrados em shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento, entre outros, e conferem brilho, maciez e uma sensação de tratamento quase instantânea. No entanto, o efeito dura apenas entre as lavagens, como que maquilhando os fios, encobrindo os danos e, a longo prazo, piorando-os.

Mas como é que os danos podem piorar? O petrolato forma uma pelicula protetora e, como não é solúvel em água, vai impedir que tratamentos penetrem o fio, além de poder entupir os folículos pilosos e prejudicar o crescimento dos fios (no extremo, atenção).

O principal problema é camuflar os danos. Os fios ficam mais brilhantes e sedosos, mas será que é por causa dos derivados do petróleo ou pelo verdadeiro tratamento que a máscara proporciona? Aí está a questão. Não dá para saber. Se as mulheres continuarem a agredir os fios com tintas e calor, fios ficarão mais fracos, quebrar ou cair e o cabelo continuar com um aspeto agradável.

Mas dará para retirar os petrolatos dos fios? Dá sim, mas com shampoo anti-resíduos, tendo sempre em atenção que este tipo de shampoo agride os fios e, por isso, não podem ser usados com regularidade.

Agora vocês perguntam: porque então continuam a ser usados em produtos para o cabelo? Pelo preço e por darem ao cabelo um aspeto saudável, que é o que todas as mulheres gostam. Nem as marcas, nem os preços ditam a qualidade do produto, por isso mesmo é que decidi dar-vos a conhecer algumas das máscaras que não têm estes componentes.

Não se preocupem se a vossa máscara tem algum dos derivados! Não precisam de deitar fora! Basta intercalarem com outras máscaras ou então podem acrescentar componentes, batizando as máscaras!

sem.png

Anúncios

4 thoughts on “Máscaras sem Petrolatos – os efeitos dos petrolatos no cabelo

  1. Pó de Arroz diz:

    Olá, estive um ano sem usar derivados do petróleo, óleos minerais, sulfatos e silicones no cabelo, e adorei. Pena que haja pouca variedade de escolha, encomendava de lojas online e pesquisei muito.
    Voltei a usar os tradicionais, mas continuo a usar óleos vegetais para hidratar 🙂
    Beijinhos ❤

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s