Acne – rotina + produtos

Olá!

Este post é dedicado a quem tem acne, tal como eu.

Vivo com este problema há mais de 10 anos e estou sempre à procura de produtos novos para a minha rotina. A minha acne é ligeira, mas mesmo assim é desconfortável. Uns dias com a pele melhor, outros dias pior. Nenhuma acne é igual à outra. O segredo é ir testando e ver que produtos se adequam mais a cada tipo de pele e às necessidades a cada momento. A rotina e os produtos apresentados são indicados para quem não faz nenhum tipo de tratamento sistémico, ou seja, para quem não toma nenhum tipo de comprimido porque as necessidades da pele nesses casos seriam diferentes.

Em primeiro lugar é preciso ter algumas noções básicas acerca da acne e dos produtos que devem ser usados.

  1. Não devemos limpar a pele mais do que 2 vezes por dia. Se o fizermos, estaremos a tirar a oleosidade natural da pele, a deixá-la mais vulnerável às agressões e a provocar um aumento da produção da oleosidade natural. Assim, ao invés de estarmos a acabar com a oleosidade e brilho excessivos, estaremos a aumentá-los. Devemos escolher agentes de limpeza suaves e de preferência sem sulfatos, fugindo, principalmente, de espumas de limpeza, pois tem sulfatos e outros componentes que ressecam a pele.
  1. Podemos fazer uma limpeza/desmaquilhagem com óleos, mas claro que estes devem ser adequados à pele oleosa. Ao contrário do que pensam, promovem uma limpeza suave sem deixar a pele mais oleosa. O principio que aqui se aplica é que semelhante dissolve semelhante e sendo as impurezas do rosto oleosas, estas serão dissolvidas no óleo e ao juntar água no final, tudo será arrastado pela mesma, sem ser necessário esfregar excessivamente o rosto. Não devemos esquecer que a pele acneica é antes de mais uma pele bastante sensível e por isso não devemos jamais eliminar a sua barreira protetora que é a oleosidade, que lhe confere um mecanismo de proteção contra a desidratação.
  1. Sérum – Podem usar um sérum hidratante, mas o seu uso é mais questionável, principalmente se não estiver a fazer qualquer tratamento tópico mais agressivo como os retinoides tópicos ou o adapaleno, pois um bom creme hidratante é geralmente suficiente. Uma outra opção é um sérum anti-manchas ou para equilibrar a pele. Não esquecer que depois de limpar e secar a pele, devemos usar um sérum, a seguir o creme diário e só depois o protetor solar.
  1. Não usar cremes de rosto matificantes (não estou a falar de produtos de maquilhagem, são assuntos diferentes). Porquê? Porque têm componentes que secam a pele e com o seu uso diário entramos num ciclo como o referido. Optar por produtos que digam oil free.
  1. O Protetor Solar deve ser usado sempre e exposição solar excessiva deve ser evitada. O sol pode ter um efeito inicial “secante”, é verdade, mas passado esse efeito inicial, as borbulhas voltam em força. Além disso, como as borbulhas estão geralmente associadas a processos inflamatórios e estes predispõem a uma maior produção de melanina (daí as manchas associadas), uma exposição solar sem proteção acelera e agrava este processo e a formação de manchas tende a piorar e a eternizar-se.
  1. Tratamento localizado – a variedade é grande, mas alguns dos produtos necessitam de receita médica. Mas mais que uma receita, necessitam de um aconselhamento que só os médicos sabem dar. A tua pele não é igual à do vizinho e no que nele pode resultar, em ti pode já não fazer nada. Além disso, usar cremes sem qualquer aconselhamento médico pode levar a que se gaste mais dinheiro em produtos que à partida qualquer médico veria que não fariam qualquer efeito.
  1. Máscaras/cremes esfoliantes ou com efeito peeling com AHA ou ácido salicílico. Aqui aplica-se a mesma regra. Tudo que em excesso faz mal. Devem ser usadas 1 a 2 vezes por semana, mas verifiquem sempre as instruções do produto.
  1. Secar o rosto com toalhas diferentes todos os dias. Aconselho toalhas de rosto bastante macias, que não agridam a pele e que sejam pequenas para facilitar a sua troca e lavagem. Apesar de parecer algo fútil, não o é, acreditem! Em primeiro lugar, as toalhas que usamos para as mãos não devem ser as mesmas para o rosto pelas impurezas e microorganismos acumulados. Em segundo lugar, mesmo as toalhas que são apenas para o rosto estão expostas a poeiras ou outras impurezas quer queiramos quer não, o que pode agravar a condição da pele. Tal principio aplica-se a todos os tipos de pele, mas em especial à pele acneica, que é uma pele muito sensível e que merece uma atenção redobrada.

                                   Exemplo de uma rotina

                                                 Limpezalimpeza.png

 

                                                 Sérum

serum.PNG

 

                                       Cremes hidratantes

creme hidratante.png

 

                                         Tratamento Tópico

tratamento localizado.png

 

                                      Protetores Solares

protetor.PNG

 

                             Cremes/máscaras esfoliantes

cremesmáscars esfoliantes.png

Anúncios

5 thoughts on “Acne – rotina + produtos

  1. mariajoao83 diz:

    Este post é bastante útil. Tenho 33 anos e na adolescência tive uma acne agressiva. Além das borbulhas e pontos negros na cara cheguei a ter quistos sebáceos nas costas, devido ao excesso de sebo que o meu organismo produz. Foi uma fase muito difícil de viver, mas quando aos 19 comecei a tomar a pílula houve uma grande mudança para melhor.

    Desde nova que a minha rotina está instalada: água na cara de manhã, água micelar ou tónico, creme de rosto e protector solar. Durante o dia se sentir a pele oleosa uso água termal – adoro! À noite, limpo a pele com o gel de limpeza, tónico, coloco o sérum e termino com o creme de rosto. Faço uma esfoliação e máscara uma vez por semana e de seis em seis meses uma limpeza de pele.

    Tenho amigas que se limitam a passar a cara por água, até me dá uma coisinha má 😂😂😂

    Com a idade a acne melhora e à medida que vamos criando a nossa rotina de tratar da pele, também a vamos conhecendo e percebendo com que produtos nos damos melhor. Além disso, a pele passa por fases, por isso é sempre bom irmos vendo o que existe no mercado e o que se adequa. É uma pena que os bons produtos de tratamento sejam tão caros, mas é um investimento a longo prazo para nos sentirmos bem e bonitas 😊

    Liked by 1 person

    • thesecretgardenofbeauty diz:

      olá!
      De facto a tua acne era muito má! E imagino que tenha sido uma fase muito desagradável na tua vida. Mas o que importa é que conseguiste recuperar e até adquiriste uma rotina muito bem conseguida! É mesmo pena que os produtos sejam caros, senão era tudo mais fácil 🙂 beijinhos

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s